terça-feira, 22 de julho de 2014

ETAPA MUNICIPAL DO ATLETA NA ESCOLA - ATLETISMO

Atleta na Escola O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, lançou-se em 2013 o Programa ATLETA NA ESCOLA que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. O Governo Federal em parceria com os Estados, Distrito Federal, Municípios, Escolas públicas (privadas e federais), Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro e as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol, com o intuito de alcançar os objetivos expostos, apresentam o Programa ATLETA NA ESCOLA 2014 que este ano irá agregar novas modalidades, abaixo apresentadas: Olímpicas: Judô, Voleibol e Atletismo. Na modalidade Atletismo acrescentou-se o Arremesso de Peso; Paraolímpicas: Atletismo Bocha, Futebol de Cinco (deficiência visual), Futebol de Sete (paralisia cerebral), Goalball, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Tênis em Cadeira de Rodas e Voleibol Sentado. O programa ATLETA NA ESCOLA tem duas grandes ações: 1) Jogos Escolares: competições compostas de várias etapas que proporcionarão uma grande participação de atletas escolares; 2) Centro de Iniciação Esportiva: acolhimento dos talentos esportivos identificados nos Jogos Escolares. A ação Jogos Escolares do programa ATLETA NA ESCOLA tem financiamento para as Etapas Escolar, Regional e Estadual. A intenção é apoiar o desenvolvimento prioritário das modalidades do programa e proporcionar um apoio inédito a realização da Etapa Escolar e um apoio supletivo às competições escolares que já acontecem nos Estados e que são seletivas da Etapa Nacional (Jogos Escolares da Juventude e Paralímpiadas Escolar). http://atletanaescola.mec.gov.br/

O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O JOGO Mais que comprovada o jogo já foi reconhecido como ferramenta importante no processo de desenvolvimento da criança. E reconhecem a importância do jogo como um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, pois ocupa um lugar importante na educação física escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o na construção de valores e valências físicas da criança. (TEZANI, 2004). Conforme Kishmoto (2001), o jogo possui duas funções gerais essenciais:  Função lúdica: o jogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer.  Função educativa: O jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e seu posicionamento com o mundo. Além das funções, o jogo permite à criança adquirir:  Valor experimental: exploração e manipulação;  O valor da estruturação: construção da personalidade infantil;  O valor da relação: a criança em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral.  O valor lúdico: avaliar se os objetos possuem as qualidades que estimulam a ação lúdica. Através do jogo, em um ambiente natural, testa-se hipóteses, aguça sua criatividade, demonstra suas potencialidades de maneira integral. E assim a criança vai se descobrindo. EkQuOc4b350/U867UmsFceI/AAAAAAAAAk8/bhkBDoip5a0/s1600/10325141_658493354242699_5452898997035653960_n+(1).jpg" imageanchor="1" >