EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

1 – QUEIMADO REGULAMENTO DE QUEIMADO MISTO ART.1º - A modalidade de Queimada será disputada de acordo com as regras deste documento. REGRA 1 - A QUADRA 1.1 - A quadra é de forma retangular e compreendem uma área de jogo medindo 18 metros de comprimento e 09 metros de largura. 1.2 - As linhas fazem parte da quadra de jogo. REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO 2.1 - A partida terá duração de 02 (dois) tempos de 05 (cinco) minutos, com 01 (um) minuto de intervalo para troca de quadra. 2.2 - A partida inicia-se com o apito do árbitro principal e encerra-se com o apito do cronometrista. 2.3 - O cronômetro será parado durante as substituições, ou quando o árbitro principal assim determinar. 2.4 - Será vencedora a equipe, que decorridos os minutos regulamentados, conte com o maior número de jogadores que não tenham sido “queimados”, acrescentando-se a estes o número de vidas pertencentes ao capitão da equipe. 2.5 - Em caso de empate, ao final do tempo regulamentar, haverá um intervalo de 02 (dois) minutos para descanso e em seguida uma prorrogação de 02 (dois) tempos de 02 (dois) minutos. (morte súbita). REGRA 3 - A BOLA 3.1 - A bola a ser utilizada será uma bola de iniciação de borracha. REGRA 4 O UNIFORME 4.1 - O uniforme a ser utilizado pelo atleta será constituído de tênis, camiseta ou coletes numerados e calção. (NÃO É OBRIGATÓRIO QUE SEJA NUMERADA E TERÁ NO LOCAL, COLETES PARA AS EQUIPES UTILIZAREM). REGRA 5 - OS JOGADORES 5.1 - A equipe será constituída por 14 jogadores, sendo 07 MENINOS E 07 MENINAS titulares e 02 (dois) meninos e 02 (duas) meninas reservas. 5.2 – A equipe poderá dar início à partida com o número menor de atletas, porém contará como queimado as faltas. 5.3 - O capitão da equipe ou os atletas “queimados” lançarão a bola que ultrapassar a linha de fundo da quadra adversária ou estiverem pelas laterais da mesma, o lançamento deverá ser feito atrás da linha de fundo ou de seu prolongamento, a equipe que não cumprir o disposto neste item perderá a posse da bola. 5.4 - Todos os jogadores poderão arremessar a bola em direção a quadra adversária, desde que a mesma não tenha ultrapassado os limites da sua própria quadra. 5.5 - O jogador que ultrapassar as linhas que delimitam a quadra, estando este com a posse de bola, não será considerado “queimado” e a bola deverá ser revertida para o capitão da outra equipe. 5.6 - O atleta sem posse de bola, que durante o jogo ultrapassar as linhas que delimitam a quadra será considerado "queimado", estando a sua equipe com ou sem a posse de bola. 5.7 - O atleta somente poderá bater bola após tê-la segurado. 5.8 - Será considerado "Queimado" o jogador que for atingido em qualquer parte do corpo pela bola e esta venha a cair no chão antes de novo lançamento. 5.9 - Será considerado "Queimado" o jogador que tente segurar a bola e não conseguindo, a derrube no chão. 5 10 - Se o atleta segurar a bola e cair com ela dominada, não será considerado "Queimado" mesmo que a bola toque o chão. 5.11 - Se, no mesmo lançamento, a bola bater em 02 (dois) ou mais jogadores da mesma equipe e depois cair no chão, todos aqueles que tiverem sido tocados por ela serão "Queimados". 5.12 - Se a bola antes de bater no jogador, tocar o chão, este não será considerado "Queimado". 5.13 - Se a bola bater simultaneamente no chão e no jogador, este não será considerado "Queimado". 5.14 - Se a bola tocar em 01 (um) jogador e antes que toque o chão for segurada por um companheiro da equipe ou tocada por qualquer jogador da equipe adversária, aquele não será considerado "Queimado" e o jogo prosseguirá normalmente. 5.15 - O atleta após ser “queimado” deverá dirigir-se ao outro lado da quadra onde deverá permanecer até o final do jogo “ 5.16 - O jogador que se dirigir ao outro lado da quadra, mesmo depois de "Queimado", não poderá atravessar por dentro da quadra adversária. 5.17 - Com exceção do capitão de cada equipe, todos os outros jogadores terão direito apenas a 01 (uma) vida cada um. REGRA 6 - O CAPITÃO 6.1 - Um dos jogadores titulares será o capitão e usará obrigatoriamente uma braçadeira para diferenciá-lo dos demais jogadores. 6.2 - O capitão deverá iniciar o jogo atrás da linha de fundo da quadra em que se encontram os jogadores da equipe adversária, e lá permanecer obrigatoriamente até que pelo menos um dos jogadores da sua equipe seja queimado, e venha substituí-lo na sua posição. 6.3 O capitão de cada equipe terá direito a 02(duas) vidas, isto é, poderá ser "Queimado” 02 (duas) vezes. 6.4 - Não é permitido o capitão ceder “vidas” a atletas reservas, e atletas ainda não queimados. 6.5 - O capitão após adentrar a quadra, não poderá retirar-se da mesma, exceto quando acabarem suas vidas. REGRA 7 - AS SUBSTITUIÇÕES 7.1 - Cada equipe poderá efetuar o máximo de 04 (quatro) substituições. 7.2 - A substituição somente será permitida quando a equipe estiver com posse de bola e esta esteja com o capitão. 7.3 - O atleta reserva somente poderá participar do jogo para substituir um atleta que esteja na quadra. REGRA 8 - O TIRO DE SAÍDA 8.1 - O Tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio, e optou para iniciar com posse de bola, ou pela outra equipe se, a equipe que ganhou o sorteio escolher o campo de jogo. 8.2 - Após o intervalo do 1º meio tempo o tiro de saída será executado pela equipe que não o fez no início do jogo. 8.3 - Antes de cada prorrogação, haverá novo sorteio para a escolha do campo de jogo ou do tiro de saída. 8.4 - A troca de quadra é feita após o intervalo do jogo. REGRA 9 - O JOGO PASSIVO 9.1 - Será considerado jogo passivo toda bola que não seja lançada com intenção de “queimar”um atleta adversário. 9.2 - O jogo passivo será permitido até o 3º (terceiro) lançamento consecutivo. O não cumprimento deste, implicará em penalidade para a equipe, com a perda da posse de bola. 9.3 – O atleta poderá ficar de posse de bola no máximo 05 (cinco) segundos. REGRA 10 - A EQUIPE DE ARBITRAGEM 10.1 - A equipe de arbitragem é composta por 02 (dois) árbitros, 01 (um) anotador. 10.2 - Cada partida será dirigida por 02 (dois) árbitros. REGRA 11 - O BANCO DE RESERVAS 11.1 - O banco de reservas será composto de: 02 (dois) atletas feminino e 02 (dois) masculinos reservas, 01 (um) técnico. 11.2 - Os técnicos e comissão técnica deverão permanecer junto ao banco de reservas no espaço delimitado para sua atuação. REGRA 12 - AS SANÇÕES 12.1 - Os atletas, técnicos e comissão técnica poderão ser punidos com advertência (cartão amarelo) ou exclusão, (cartão vermelho). 12.2 - São infrações a serem punidas com advertência: 12.2.1 - Atitude antidesportiva para com o adversário, companheiros, oficiais ou torcidas. 12.2.2 - Colocar o adversário em perigo durante suas ações. 12.3 - São infrações a serem punidas com exclusão: 12.3.1 - Atitude antidesportiva grosseira para com o adversário, companheiros, oficiais e torcidas. 12.3.2 - Reincidência após advertência. 12.3.3.- Agressão física contra companheiro, adversário, oficiais e torcidas. 12.3.4 - Um atleta ou dirigente excluído não poderá permanecer no banco de reservas. 12.3.5 - Um atleta excluído não poderá ser substituído. 12.3.6 - Os técnicos e Comissão Técnica punida com exclusão, ficarão impedidos de continuar na partida e, de participar da partida subseqüente, podendo ainda ser julgados pelo uma equipe destinada para isso pelo organizador do evento. ART. 2º - Os casos omissos a este regulamento, serão resolvidos pela Coordenação de Modalidade, após consulta à Coordenação Técnica ou Coordenação Geral do evento. BADMINTON No final do século 19, surgia na Índia, um esporte chamado poona, que era muito praticado pelos indianos. Tratava-se de um esporte adaptado de um jogo infantil com antepassados na Grécia Antiga. Militares britânicos erradicados na Índia adotaram o esporte e o levaram para a Inglaterra, onde, na década de 1870, o esporte ganhou regras e um nome: Badminton. Este nome originou-se depois de uma partida realizada na propriedade de Badminton House, pertencente ao Duque de Beaufort’s, em Gloucestershire, Inglaterra. O primeiro campeonato oficial de Badminton ocorreu em 1899 e a Federação Internacional de Badminton (IBF) nascia apenas três décadas mais tarde, em 1934, sendo ela a responsável pela regulamentação do esporte até hoje. O Badminton tornou-se uma modalidade Olímpica nos Jogos de Barcelona, em 1992. O país com o maior número de conquistas olímpicas nesta modalidade é a China, com 11 medalhas de ouro. Depois temos Indonésia, com 6 medalhas, confirmando a supremacia dos asiáticos neste esporte. Existem atualmente seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals. Em 1995 o badminton foi incluído nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi novamente, em 1999, nos Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. A modalidade se firmou no evento sendo o esporte que conta medalhas até hoje. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a seleção brasileira conquistou sua primeira medalha na competição, sendo a de bronze no torneio masculino de duplas. O Badminton é um esporte bastante semelhante ao tênis e ao tênis de mesa pela rede que separa os adversários. A diferença é que ao invés de uma bolinha e o direito de picar uma vez na quadra, os jogadores usam uma peteca e a mesma não pode tocar nenhuma vez no chão dentro dos limites marcados que sofre o ponto. Pontuação: No Badminton, a contagem dos pontos é muito similar a do vôlei de praia. O jogador ou dupla que vencer a jogada sempre inicia a próxima disputa. Quem completar 21 pontos primeiro vence o jogo. No caso de um empate no game em 20 pontos a 20, o jogo é disputado até o jogador ou dupla abrir 2 pontos de vantagem. O vencedor da partida saí entre o jogador ou a dupla que fizer a melhor de 3 games. Tempo: A cada 11 pontos marcados em um game, há um descanso de 1 minuto. No fim de cada game, o intervalo dura 2 minutos. Serviço: A forma de sacar no badminton funciona da seguinte maneira: Se o atleta que for sacar estiver com o placar “par”, ele serve a peteca no lado direito e obrigatoriamente tem que servir na diagonal, ou seja, no lado direito do adversário. Se o número de pontos for “ímpar”, o serviço é feito da esquerda, em diagonal, servindo o adversário do lado esquerdo da quadra. A peteca oficial é feita de pena de ganso, pesando entre 4,7 e 5,5 gramas. Sua base é feita de cortiça ou poliuretana e tem no seu centro um peso de chumbo. Cada partida entre profissionais acaba consumindo de sete a dez petecas. Por ser muito leve, a peteca pode chegar a velocidades acima de 300 km por hora. As raquetes são feitas de materiais resistentes como a fibra de carbono ou titânio. Pesando cerca de 100 gramas, as medidas são no máximo de 68 centímetros e suas cerdas são sintéticas agüentando um impacto de no mínimo 7 quilos. Há também raquetes que suportam 11 quilos. A quadra oficial de badminton mede 13,4 metros de comprimento por 6,10 metros de largura. No jogo de simples, a quadra passa a medir 11,88 metros em seu comprimento mantendo a mesma largura. A rede é bem mais alta que a de tênis, com 1,55 metros de altura. Os Juízes No badminton há três tipos de juízes. São eles: Árbitro Geral: Auxiliado pelos juízes de linha e pelos juízes de serviço, é ele o responsável por garantir que a partida seja jogada dentro das regras. Juiz de Linha: No total de dez juízes linha, eles têm a função de acusar quando a peteca cai fora dos limites da quadra. Também informam ao árbitro geral se houver alguma infração cometida pelos competidores. Juiz de serviço: É um árbitro exclusivo para os serviços (saques). Ele checa se a peteca foi corretamente sacada em direção à zona de recepção do adversário. Além disso, fiscaliza a posição e os movimentos do sacador durante o serviço. ULTIMATE FRISBEE O Ultimate Frisbee é um esporte praticado com um disco de 175 gramas que combina a destreza do Futebol Americano com a finta e a marcação do Basquete. O disco nasceu numa fábrica de tortas americana chamada Frisbie’s. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma de torta um para o outro, daí nasceu o Frisbee. Jogado em um campo cujas medidas são 100 metros de comprimento por 37 metros de largura (foto acima) o objetivo do jogo é chegar com o Frisbee (disco) na Zona de Gol que ficam localizados nas metas do campo, ou seja, é como fazer um ponto no Futebol Americano. No Ultimate Frisbee, duas equipes com 7 jogadores cada, competem para marcar o maior número de gols possíveis. Os jogadores da equipe que estão atacando passam o frisbee (disco) um para o outro. Ao receber o disco, o jogador deve fixar um pé de pivô (como no Basquete) e passá-lo antes de 10 segundos. Os jogadores da equipe que estão defendendo devem impedir que os adversários recebam o Frisbee na Zona de Gol. Ao contrário de muitos esportes que possuem dois períodos, sendo cada um deles com um tempo definido, no frisbee os períodos de jogo são divididos da seguinte maneira. O primeiro tempo termina quando uma equipe fizer 9 pontos primeiro. Já o segundo tempo e o término de jogo ocorrem quando uma equipe chega a 17 pontos. Este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. As regras que existem servem como um guia para a prática do jogo e, as mesmas, nunca são violadas internacionalmente pelos jogadores, pois existe um código de honra e respeito mútuo entre todos. Além disso, o frisbee pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres e as equipes formadas geralmente são mistas. O interessante é que para manter um equilíbrio entre as equipes, as mesmas sejam formadas pelo mesmo número de homens e mulheres.