GINÁSTICA LABORAL

Ginástica Laboral
A ginástica laboral é a realização de atividades crecreativas, exercícios físicos e dinâmicas no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos, melhorar a socialização e doenças ocupacionais.
Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador após um diagnótico realizada pela equipe de trabalho.
Benefícios da Ginástica Laboral
A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, bem como melhorar o relacionamento entre os funcionários, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.
A ginástica laboral também pode trazer benefícios econômicos diretos para as empresas ao diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.
E principalmente alguns estudos relatam a preocupação daqueles que trabalham sentados, pois, estes tem maiores probabilidades de adquirirem doenças.
LER - Lesões por Esforços Repetitivos
Conjunto de doencas causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendenite, bursite e outras doenças. Embora conhecida há mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito freqüentes devido ao advento da informática e dos computadores.
A LER também é conhecida como lesão por trauma cumulativo.
DORT - Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho
Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT-doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. AS LER/DORT podem ser causadas por eforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Também certos espotes se praticados intensivamente podem causar LER.

ATIVIDADE FÍSICA

A atividade Física realizada com regularidade é uma das bases para a manutenção da saúde em qualquer idade, aliada a uma boa alimentação e um estado emocional equilibrado. E também faz parte do nosso cotidiano, com dimensões biológicas e cultural.
Históricamente o homem sempre foi muito ativo, pelas tarefas do seu dia a dia, podendo-se lembrar que desde seu aparecimento, há dois milhões de anos viveu mais de 99% desde tempo como nômade e vivendo de caça e da agricultura, o que nos leva a refletir que o exercício físico não era muito necessário como nos dias de hoje. Era de tecnologia: carros, escadas rolantes, controles remotos e etc.
Podemos então nos beneficiar de duas formas:
Atividade Física: É qualquer movimento corporal onde acontece um dispêndio de energia, maior que a dos níveis de repouso. Ex.(Tarefas diárias, caminhar, pedalar,subir escadas, esportes, ou seja, sem controle e planejamento.
Exercícios Físicos: São atividades controladas, planejadas, estruturadas e repetitivas, que tem o objetivo da condição física, de valências psicomotoras ou reabilitação orgânica funcional.
Benefícios em praticar exercícios físicos
· Queima de calorias e perda de peso;
· Manutenção da tonificação dos músculos;
· Melhoria da circulação;
· Melhoria nas funções cardíaca e pulmonar;
· Aumenta sua autonomia, sua auto-estima e auto-imagem;
· Redução dos níveis de ansiedade e controle do estresse;
· Redução da pressão arterial em repouso;
· Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes
· Previne e reduz os efeitos de doenças como: doenças do coração, osteoporose, deficiência respiratória, problemas circulatórios.
Informações estatísticas monstram que idoso ativo praticante de exercícios físicos vivem mais do que aqueles sedentários (que não realizam nenhuma atividade física ou exercício físico).
Importante: Somente realiazar alguma atividade após sua avaliação médica e depois proucurar orientação e acompanhamento de um professor de educação física com registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física).
Pensamento: Corpo é templo do espírito santo. Portanto irmãos, devemos cuidar bem dele, mas não abusar de acordo com nossos desejos. Como troféus da graça de Deus, redimidos pelo precioso sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, devemos honrar a Deus com o nosso corpo.

TRABALHAR MUITAS HORAS SENTADO PODE AUMENTAR O RISCO DE MORTE
Segundo estudo da Sociedade Americana de Câncer, não é apenas a quantidade de atividade física que pode influenciar o risco de morte, mas também a grande quantidade de tempo gasto sentado. Pesquisadores alegam que o tempo que se passa sentado está associado com o nível de mortalidade, independentemente dos níveis de atividade física. Tanto homens quanto mulheres com este sedentarismo e menor atividade física se mostraram 48% e 94%, respectivamente, com maiores chances de morrer, se comparados com os que alegaram ficar menos tempo sentados e praticarem mais exercícios.

Para explorar a associação entre o tempo sentado e a mortalidade, pesquisadores analisaram as respostas dos exames de mais de 123 mil pessoas (53.440 homens e 69.776 mulheres) que não tiveram histórico de câncer, ataque de coração, derrame, enfizema ou outras doenças pulmonares entre 1993 e 2006). Eles examinaram a quantidade de tempo gasto sentado e a atividade física em relação à mortalidade, nos participantes cadastrados no Estudo de Prevenção ao Câncer, realizado desde 1992 pela Sociedade Americana de Câncer.
De acordo com os pesquisadores, diversos fatores podem explicar a associação entre o tempo gasto sentado e maiores taxas de mortalidade por diversas causas. Ficar sentado por muito tempo pode ter importantes consequências metabólicas e podem influenciar fatores como altas taxas de triglicérides, lipoproteína de alta densidade, colesterol, glicemia de jejum, repouso da pressão arterial e a leptina, que são indicadores da obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas.

A mulheres que relataram ficar mais de seis horas sentadas durante o dia, tiveram a taxa de mortalidade de 37% maior durante o período do estudo, do que para aquelas que disseram ficar sentadas menos de três horas por dias. Já os homens que declararam mais de seis horas ao dia tiveram a probabilidade de morte 18% maior do que os que relataram menos de três horas por dia. A associação se manteve praticamente inalterada após a apuração dos níveis de realização de atividade física. O risco de mortalidade por doenças cardiovasculares era mais forte do que o câncer.

Dica: levante da cadeira

O ato de ficar sentado, normalmente é associado ao descanso, mas o trabalho e algumas atividades cotidianas exigem esta postura diariamente. Com o passar do tempo, os nossos tendões ficam naturalmente mais curtos. Porém, para aquelas pessoas que passam muito tempo sentadas, esse encurtamento acontece mais cedo. Mais um motivo para as dores aparecerem. Isso acontece porque os discos intravertebrais - responsáveis pelo amortecimento do impacto dos movimentos - ficam muito pressionados, causado inflamação nos nervos e, por isso, a dor nas costas e o desvio postural. Eventualmente, isso pode levar a problemas mais sérios como a hérnia de disco.

Quando se fica tempo demais sentado, alguns problemas podem aparecer com maior facilidade, como dores nas costas, comprometimento da circulação e obesidade. Portanto, para quem precisa trabalhar sentado, a opção não é mudar de emprego. Exitem atitudes muito mais simples como: fazer alongamento do corpo, espreguiçar-se, para dar maior oxigenação ao organismo, fazer uma pausa a cada hora ou uma hora e meia sentado para alongar o pescoço e a coluna e mexer as pernas."É importante que a pessoa crie o hábito de alongar-se para reposicionar o corpo, tentando alcançar o equilíbrio postural.



COMO SENTAR - 21/03/2011

Em casa ou no trabalho, sente-se numa cadeira firme que tenha encosto.

Evite sentar-se em poltronas ou sofás muito fundos ou excessivamente macios.

Se você não o fizer, poderá alongar demasiadamente os músculos extensores que correm ao longo da coluna, fazendo com que eles se contraiam ou entrem em espasmo.
O espasmo muscular pode ser muito doloroso.

Quando você estiver sentado numa cadeira, seus joelhos deverão estar 2 centímetros mais alto do que seu quadril. Isso inclinará sua pélvis um pouco para trás e aliviará parte das pressões mecânicas na região inferior da coluna.

Se não puder adaptar a sua cadeira de modo que você fique nessa posição, use um pequeno banquinho para apoiar os pés.

Evite ficar sentado por longo tempo; se o fizer o seus músculos poderão enrijecer e você poderá sobrecarregar desnecessariamente sua costas.

Levante-se pelo menos a cada 20 ou 30 minutos e ande um pouco, ou mude freqüentemente de posição enquanto sentado.



COMO DIRIGIR

Quando estiver dirigindo traga o assento dianteiro do automóvel para frente, de modo que seus joelhos fiquem mais altos do que seus quadris. Isso faz com que os músculos da região lombar sejam menos solicitados.

Se o assento estiver muito longe do acelerador ou do freio, você terá tendência a curvar as costas cada vez que tentar alcançar o pedal.

Quando suas costas se curvam dessa maneira, sua pélvis se inclina para frente; os músculos extensores das costas, ao tentarem colocar a pélvis de volta no lugar, poderão sofrer espasmos.

Além disto, também é possível induzir um espasmo quando você se estica para trás para pegar para pegar um objeto que está no banco traseiro.

Uma almofada inflável ou um travesseiro de contorno anatômico poderão ajudá-lo a evitar o mal-estar das costas enquanto dirige.

COMO DORMIR

Algumas pessoas quando vão procurar o massagista entram torcidas como um saca-rolhas por causa da dor na coluna e de espasmos, e bastante espantados, porque estavam perfeitamente bem quanto tinham ido se deitar na véspera.

Determinadas posições podem desencadear dores nas costas e espasmos. Se você dormir de costas com os braços sobre a cabeça ou atrás do pescoço, a curva natural das suas costas será acentuada, forçando os músculos que poderão entrar em espasmo. Desse modo, se você só consegui dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos para aliviar parte da tensão sobre os músculos da região da coluna ou então tente se habituar a dormir com os braços do lado do corpo. Saiba que alguma pessoas roncam quando dormem de barriga para cima.

Dormir de bruços é um da posições que causam maior torção na coluna cervical pois nessa posição a cabeça não consegue acompanhar o restante do corpo porque não pode ficar com o rosto dentro do travesseiro pois ficaria sufocado.

Ao dormir de bruços -barriga para baixo- o corpo fica em posição correta, mais a cabeça fica torcida, girada para os lados durante 6 a 8 horas. No período de sono há um relaxamento muscular e isso permite que as estruturas sejam torcidas por um processo dinâmico de ação direta, sem haver nada que o limite. Por este motivo muitos pacientes acordam com dores.
Se você só consegue dormir assim, coloque um travesseiro diretamente sob o estômago, na altura da cintura, para achatar a curvatura e aliviar a sobrecarga do músculo.

Provavelmente a melhor posição para dormir é de lado como os joelhos dobrados contra o peito, conforme figura ao lado.





COMO FICAR EM PÉ

Não fique em pé na mesma posição mais do que alguns minutos.

Transfira o seu peso de um pé para o outro ou, se a situação o permitir, coloque um dos pés em cima de um objeto mais alto (como o trilho para apoio dos pés ao longo da parte inferior do balcão de um bar, por exemplo). Quando você faz isto, a sua pélvis é levada para trás e a carga sobre os músculos das costas diminui.

Se você tem que fica muito tempo em pé, ou se você sente um mal-estar nas costas sempre que é obrigado a fica nessa posição, é bom que você faça exercícios de alongamento para o músculo flexor do quadril ou para os músculos da coxa. Músculos flexores do quadril enrijecidos farão com que sua pélvis se incline para frente o que forçará o músculo das costas.

Coluna Vertebral – Noções gerais

A coluna vertebral constitui o eixo de sustentação do corpo. É ela dividida em três segmentos básicos – Cervical, Dorsal e Lombar sendo que, no homem, em posição Ortostática, cada um destes segmentos possui curvaturas definidas. (Lordose cervical - Cifose dorsalLordose lombar)

Estes 3 segmentos são, em seu conjunto, formado por 24 ossos denominados vértebras (7 cervicais - 12 dorsais – 5 lombares), que se apoiam uma sobre a outra, sendo que entre elas existe uma estrutura de amortecimento chamada de disco inter vertebral.

Do ponto de vista anatômico, cada vértebra é formada por um bloco de osso redondo chamado de corpo vertebral, possuindo em sua parte posterior estruturas outras que permitem a formação de um canal.

Quando as vértebras são justapostas uma sobre a outra, os prolongamentos posteriores de cada vértebra formam um tubo oco que rodeia a medula espinhal, protegendo-a.

A medula espinhal é o eixo nervoso do organismo. Saindo a partir do cérebro em direção à região baixa da coluna, envia ela ramos nervosos (raízes nervosas) entre cada vértebra, que serão responsáveis pela inervação de todas as estruturas.

As raízes nervosas oriundas da coluna cervical têm como finalidade a inervação da cabeça e membros superiores (braços e mãos). Já, as provenientes da região dorsal inervarão tórax e abdômen, enquanto que as da região lombar inervarão pélvis e membros inferiores (coxa, perna e ).


Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana.
2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.